Feb 16, 2006

. : UNIPOWER GT



A pedido de “várias famílias”, volto a apresentar mais algumas imagens desta invulgar viatura e também uma ilustração/desktop que fiz para o Rui Sanhudo, actual proprietário e piloto do Unipower GT.
E ste modelo data dos anos 60, mais propriamente de 1966 quando foi apresentado no London Racing Car Show na forma de protótipo. Era um projecto semi-artesanal, como vários nestes anos, mas conseguiu desenvolver-se e atingiu uma produção total de 75 viaturas até 1970, ano em que a empresa fechou.



Partindo de um sofisticado chassi tubular, possuia uma carroçaria em fibra, suspensão independente baseada nos F3 e utilizava os mesmos motores do Mini Cooper de 998cc - e alguns de 1275cc - colocados na traseira. Outras curiosidades deste pequeno modelo britânico é a utilização dos faróis dianteiros do Renault 4L, os farolins traseiros do Vauxhall Viva ou o pára-brisas do Triumph Spitfire!



Este modelo, chassi #36837, foi matriculado em Portugal como RR-28-52 em 1968, importado pela Cafer. Este representante da Ferrari e Lotus no Porto nos anos 60 e 70 iria adquirir ainda mais duas unidades do Unipower. Como curiosidade, o modelo “GT 1000” tinha como preço-base 105.700$00 e o modelo “1275 S”, 114.600$00.



Este carro é um dos raros 20 de competição-cliente (em inglês; Special Light-Weight Competition) da Unipower e vem equipado com chassi e suspensão afinados e motor Cooper S de 1275cc preparado para competir. A altura é de apenas 95cm (!) e pesa só 500kg.
Terá sido pilotado pela primeira vez por Mané Nogueira Pinto e depois por Adalberto Medeiros que correu com ele nos circuitos de Vila do Conde, Monsanto ou Granja do Marquês entre 1969 e 1970.



Depois vários anos abandonado, em 2003 é descoberto por Rui Sanhudo que com a ajuda do Sérgio Rola no chassi e carroçaria e de António Pimenta no motor, conseguem recuperar o Unipower e voltar com ele às provas do Nacional de Clássicos.

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