Berlim, Março de 1934.
A Mercedes/Daimler-Benz apresenta no Motor Show dois novos modelos, muito diferentes. O primeiro é um espectacular e elegante veículo de Sport, o 500K. Este modelo de 8 cilindros, 5 litros de cilindrada e 160 cv descende dos famosos S, SS, SSK e SSKL - máquinas invencíveis nas provas europeias.
Mas o segundo é um pequeno veículo desenhado por Hans Nibel, o modelo 130. É o primeiro Mercedes equipado com motor traseiro, um 1300cc de 26 cv. É também a primeira tentativa de uma marca alemã conseguir fabricar um carro acessível a todas as pessoas - um conceito que viria a vingar alguns anos mais tarde com o famoso VW “Beetle/Carocha”.
Mas o que torna este Mercedes especial?
Este modelo faz parte da importante colecção “Os melhores Mercedes do século”, que está actualmente em exposição no Auto Museu da Maia. Encontra-se no seu estado original, sem qualquer restauro e quase podia passar despercebido, não fosse um pequeno pormenor...
Preso no pára-brisas está uma fotografia de um militar alemão, possivelmente o antigo dono da viatura... e essa imagem leva-nos a imaginar as histórias que este carro terá para nos contar...?
No comments:
Post a Comment